

Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde em Neonatologia
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) em neonatologia contemplam aquelas relacionadas à assistência, e as relacionadas à falha na assistência, quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento, a exemplo das transplacentárias e precoce neonatal de origem materna. (ANVISA, 2010)
As infecções neonatais representam um problema de saúde pública, por ser parte do contexto de IRAS, em países desenvolvidos e em desenvolvimento. As infecções merecem atenção porque são causas de morbidade e mortalidade neonatal, relacionadas a múltiplos fatores desde condições básicas de atenção primária, no que se refere à assistência pré-natal, até a rede hospitalar de maior complexidade. (CUNHA; MOURA, 2010)
O novo conceito de IRAS em neonatologia visa à prevenção mais abrangente de infecções de período pré-natal, perinatal e neonatal. (ANVISA, 2010)
Para um melhor entendimento descremos os tres períodos:
Pré-natal: O chamado pré-natal é a assistência prestada à gestante durante os nove meses de gravidez, visando evitar problemas para a mãe e a criança nesse período e no momento do parto.
Perinatal: O período perinatal começa em 22 semanas completas (154 dias) de gestação (época em que o peso de nascimento é normalmente de 500g) e termina com sete dias.
Neonatal: O período neonatal compreende as quatro primeiras semanas de vida (0 a 28 dias incompletos). Denomina-se período neonatal precoce a primeira semana completa ou os sete primeiros dias de vida, e período neonatal tardio, as três semanas seguintes.
Clique aqui e faça download da apresentação em PDF.
Clique aqui e faça download do trabalho escrito em PDF.
Clique aqui e faça download da publicação da ANVISA sobre IRAS em Neonatologia.